domingo, 4 de julho de 2010

Tirem objetos pontiagudos de perto.

Hoje, ao entrar na net, vi que no blog do Prof. Fco. Melo havia uma homenagem à meu avô (Pai de meu pai).

Reproduzo o que li, aqui, na íntegra:




'José Carvalho de Aragão.
Avenida José Carvalho Aragão.
Nasceu na cidade de Ipu Estado do Ceará, aos 04 de Agosto de 1900.
Filho de ilustre família de Ipu. Seus pais: Cel. José Raimundo Aragão Maria Cândido Carvalho Aragão.
Estudou suas primeiras letras em sua terra natal. Partindo em seguida para Recife, onde no Colégio Salesiano, concluiu o curso Ginasial / Secundário, hoje Ensino Fundamental e Médio. Em seguida no referido educandário, fez curso de contabilidade, hoje Ciências Contábeis, na época o aludido curso era chamado de Guarda Livros.
Retornando ao seu torrão natal dedicou-se ao comercio, cujo Pai tinha uma grande Loja de Tecidos.
Passaram-se os anos e foi para Paranaíba estado do Piauí. Em PARNAÍBA, entrou para o Serviço Publico Federal na qualidade de Guarda Livros – da Estrada de Ferro.
Em Parnaíba conheceu sua futura esposa Maria da Glória Morais Santos. Conhecida carinhosamente no seio de todos por “Dona Mariêta”.
Dona Mariêta era filha de uma das mais ilustres famílias de Paranaíba – “Os Morais Corrêa”. Citamos aqui apenas seus tios Luiz Corrêa, genitor de D. Luiza Távora. Casada que foi com o Cel. Virgílio do Nascimento Fernandes Távora, figura de proeminência no cenário político do Ceará e do Brasil. Grande homenagem lhe foi prestada pelo Povo de Paranaíba, ao seu tio Luiz Correia a belíssima cidade costeira do Piauí.
Jose Carvalho de Aragão fez na Capitania dos Portos de Paranaíba, curso de “Comandante” de pequenos Navios, que na época navegavam em Paranaíba Floriano, através do Rio Paranaíba.
O comandante Aragão comandava o navio “América” cujo proprietário era seu sogro, Cel. Fernando Santos.
Retornando a Ipu, já com sua família constituída, uma prole de 11 filhos.
Em Ipu entrou para o Campo Político elegendo-se vereador por diversas legislaturas e por fim Presidente da Câmara de Vereadores.
Foi nomeado delegado de policia, pelo então Governado do estado Raul Barbosa.
Entrou para Secretaria da Fazenda e nomeado em seguida Coletor Estadual até sua aposentadoria no referido cargo. Zeca Aragão como era conhecido pelos seus conterrâneos era pessoa respeitabilissima, fiel que foi aos seus amigos e ao seu partido político que militava. Em sua homenagem existe em Ipu uma grande Avenida que dá acesso à cidade com o seu nome.'

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu quis postar sobre algo assim na minha página e você me deu uma idéia. Cheers.

Diego Aragão disse...

Olá! Sou bisneto de Zeca Aragão, e venho postar aqui um ponto que ficou faltando nessa homenagem: ele também foi co-fundador do clube de futebol América de Natal. Esta informação foi me passada pela minha avó, e no site oficial do clube (http://www.americadenatal.com.br/o-america/historia/o-clube/) realmente consta o nome dele na lista de fundadores.

Paula disse...

É verdade Diego. Faltou realmente!